segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Leitura do Futuro no Passado

A partir da crescente preocupação da humanidade com episódios extremos do clima e com a evolução das técnicas de pesquisa, aumentou o número de estudos em torno do tema “mudanças climáticas”.

No entanto, há uma dificuldade relacionada ao entendimento das mudanças climáticas que residem no desafio de separar até onde o planeta sofre os efeitos das mudanças climáticas naturais e das antropogênicas, e ainda projetar, com o máximo de confiabilidade, os efeitos destas mudanças para o futuro.

Especialistas apontam o aquecimento global como um dos mais graves problemas ambientais com que os habitantes do planeta terão que se confrontar neste século, dentre os inúmeros impactos ambientais surgidos depois da Revolução Industrial.

Os registros avaliados Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC) mostram que houve uma considerável alteração no clima do planeta em escala global, ao último século. Essa mudança, segundos os estudos, estaria fortemente relacionada ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa, advindo das atividades humanas, principalmente, a partir da década de cinqüenta.

Conclusão


Essas mudanças do clima estão relacionadas a várias transformações do sistema da Terra, gases de efeito estufa advindas de atividades humanas, depois da Revolução Industrial começamos a ter um aumento na poluição. Isso acarreta inúmeras dificuldades ao se identificar algumas mudanças no clima, pois em um período curto de tempo o clima de modifica constantemente dificultando o trabalho de alguns estudiosos.

Um comentário:

  1. Muito bem... porém faltou escrever mais sobre o tema e destacar sobre as possíveis soluções para esses problemas citados anteriormente.

    ResponderExcluir